quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Saúde e Nutrição: Castanha-do-Pará

Castanha-do-Pará
(Fontes: site Nutrição em Foco, Wikipedia, site bemdesaude.com, Revista Saúde! É Vital - Editora Abril)
A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil é a semente da castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa) uma árvore da família botânica Lecythidaceae, originária da Floresta Amazônica. Com o avanço do desmatamento, sua produção vem ficando ameaçada, uma vez que a castanheira somente produz na presença e condições propiciadas pela floresta ao seu redor.
As castanhas-do-pará possuem 18% de proteína, 13% de carboidratos e 69% de gordura. A proporção de gorduras é de aproximadamente 25% de gorduras saturadas, 41% de monoinsaturadas e 34% de poliinsaturadas. A castanha-do-pará é rica em selênio, embora a quantidade de selênio varie consideravelmente. A ingestão de uma castanha-do-pará por dia garante as doses diárias de selênio necessárias para que as células do corpo se mantenham preservadas, eliminando radicais livres mais rapidamente, combatendo o envelhecimento precoce e aumentando a resistência do sistema imunológico e garantindo o bom funcionamento de vários de nossos órgãos, incluindo o cérebro e a tireóide. É também uma boa fonte de magnésio e tiamina. Pesquisas indicam que o consumo de selênio está relacionado a uma redução no risco de câncer de próstata e de pulmão.
Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, tortas, doces, sorvetes, bolachas, alem de ser muito utilizada em preparações culinárias como substituta para o côco ou a macadâmia. Quando esmagadas se obtém um óleo viscoso, utilizado na  culinária e também na confecção de produtos cosméticos.
Aproveitando a esta dica nutricional de hoje, selecionamos um cardápio especial para o almoço, rápido, fácil e com calorias reguladas, nem de mais, nem de menos: Arroz com Castanha-do-Pará e Picanha Suína Grelhada, acompanhados de Salada de Folhas Verdes e Vinagrete de Romã.
Para a sobremesa, prefira uma salada de frutas ou escolha uma fruta da estação atual, hoje, Verão: manga, banana-maçã, lichia, pêssego, damasco, maracujá, pêra e maçã importadas, melão amarelo, melancia, mamão, limão, laranja, mexerica, ameixa, figo, jaca, uva, abacate, abacaxi, caju, acerola, kiwi, carambola, entre outras.
Se quiser beber algo para acompanhar sua refeição, uma taça de vinho tinto seco ou meio-seco, para quem puder, um suco de fruta natural, para quem não puder ingerir álcool, ou, nenhum líquido junto com a comida, que na verdade é a melhor pedida, principalmente para quem está de dieta. Deixe a ingestão de líquidos para mais de 30 minutos após as refeições e garanta uma melhor digestão de sua refeição.
Confiram as receitas deste post clicando em seus nomes acima.

Clique AQUI para outras dicas em Saúde e Nutrição.
Clique AQUI para outras receitas e pratos em nossa página de Receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!