quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Saúde e Nutrição: Medicina Tradicional Chinesa (O Berço da Acupuntura)

(by Professora Ariana Paiva – Fisioterapeuta e Especialista em Acupuntura)

Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), uma ciência milenar (anterior a 2500 a.c) e empírica, ou seja, seu reconhecimento científico é adquirido através da experiência da prática. Uma medicina que se baseia na observação dos ciclos da natureza, no conhecimento dos aspectos físico, mental, emocional e energético do ser humano e na interação entre eles.
A MTC se fundamenta basicamente em cinco princípios: Energia Vital, Yin/Yang, Meridianos e os Cinco movimentos.
Energia Vital (Qi, Ki, Chi ou Prana): Força propulsora que mantém a vida.
Yin/Yang: São pólos opostos da energia, Yin é o pólo negativo e Yang o pólo positivo, isto não quer dizer que o pólo negativo seja ruim ou o positivo seja bom, são simplesmente características opostas de uma mesma energia.
   Características Yin: noite, escuro, introspecção, quietude, emocional, matéria, órgãos.
   Características Yang: dia, claro, extroversão, agitação, racional, energia, vísceras.
Meridianos: Canais de energia que percorrem todo o corpo e correspondem à órgãos, vísceras e funções. É nos meridianos que encontramos os “pontos da acupuntura”, estes pontos com suas funções específicas trabalham juntos como uma orquestra e regem o equilíbrio energético de animais e seres humanos.
Os cinco elementos ou cinco movimentos: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal são os elementos que compõem planeta-indivíduo, somos um microssomo, a representação de tudo o que há na terra.
Estes são os fundamentos da MTC, a organização estrutural básica para a realização de um bom diagnóstico e o planejamento de um tratamento coerente.
A Acupuntura se utiliza de finíssimas agulhas (método invasivo) ou eletrodos (método não invasivo) colocados nos “pontos da acupuntura” com o objetivo de restaurar a harmonia do fluxo energético e aliviar as dores. A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a Acupuntura como terapia complementar.
O verdadeiro tratamento de Acupuntura não é apenas sintomatológico, o acupunturista busca descobrir a causa da “doença” e o paciente é tratado em sua totalidade. Para descobrir a causa, o tratamento de Acupuntura é realizado de acordo com os fundamentos da MTC.
Utilizar os fundamentos da MTC é tão simples como respeitar as leis da natureza e também um princípio ético de reconhecimento da ancestralidade da Acupuntura.

Clique AQUI para outras dicas em Saúde e Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!