quinta-feira, 8 de março de 2012

Culinária Internacional: Flores na Alimentação

Culinária Internacional: Flores na Alimentação
As flores estão entre as mais belas expressões de beleza e encanto da natureza, muito usadas na ilustração do romance e amor, demonstração da beleza, símbolo feminino, adornos e decorações, delicadeza e sinceridade, paixão e pureza, música e poesia, magia e perfume, sempre presente nas boas celebrações da vida e também uma doce homenagem na morte.
Sempre despertam as melhores sensações e enchem nossas vidas de felicidade, aroma e cor, e a um bom tempo, também de sabor. As flores já são bastante utilizadas na culinária internacional, adornando diversos pratos e enriquecendo os cardápios doces e salgados das formas mais variadas, e apenas em tempos recentes chegaram á culinária brasileira com um toque exótico de requinte, também através da Medicina Natural, tendo suas aplicações cada vez mais aprimoradas por Chefs em todo o país. Algumas combinam mais com pratos salgados e outras, pratos doces, tendo em muitos casos, doces e geléias das próprias flores, ou sua utilização em molhos e caldos, sendo a Rosa a campeã das receitas.
Mas não são todas as flores que podemos ingerir. Muitas são tóxicas ou não têm sabor agradável, portanto devemos ter muita atenção em sua escolha e combinações. O cultivo e a colheita das flores são muito importantes e devem ser feitos com cuidado e forma apropriados. O cultivo deve ser orgânico, sem o uso de agrotóxicos e aditivos químicos. O melhor momento para a colheita é no início da manhã, logo após o orvalho da noite ter secado. Mas, se as flores aparentarem estar em boas condições, você, também, pode colhê-las no final da tarde, após o calor do sol ter baixado. Não colha as flores no meio do dia, pois o calor pode prejudicá-las, causando perdas no sabor e nas cores. O ideal é usar as flores em um período máximo de 24 horas após a colheita.


Entre uma grande variedade de flores, as mais comuns são amor perfeito, calêndula, capuchinha, violetas, prímula, petúnia, cravina, cravo túnico, begônia, lírio, alfazema, lilacm nasturtium, crisântemo, gerânio, flor de laranjeira, jasmim, também rosas e tulipas majestosamente enriquecendo apresentação, sabor e aroma de diversos pratos e bebidas. Segundo pesquisadores as flores possuem muitas vitaminas e muitos benefícios a saúde, no tratamento de insônia e depressão, e também problemas renais, estomacais entre outros. O pólen de flores já é muito utilizado na Medicina Natural como preventivo de doenças e grande fonte de nutrientes.

Como todo alimento que será ingerido, antes de preparar as flores é preciso lavá-las bem para retirar qualquer vestígio de bactérias ou impurezas, algumas devemos usar apenas as pétalas, portanto retirando pedúnculos, pistilos, anteras e pólen, outras, após limpas, serão utilizadas completas, adornando ou sendo parte de pratos, principalmente saladas e sobremesas, ou ainda participando com bebidas de paladar especial.
Então, vamos aos jardins, aos campos ou às floriculturas e escolhamos as flores que mais nos agradam ou melhor adornam nosso prato ou salada e direto para a cozinha para preparar o prato escolhido, como parte integrante de nosso cardápio ou para aquela refeição especial para seu par!
Três boas sugestões de receitas fáceis, de baixa caloria e sabores excepcionais, fáceis de fazer, para você se deliciar em casa em muito boa companhia:
Salada de Flores e Nozes ou Salada Verde com Flores Comestíveis ao Vinagrete Balsâmico: leve e refrescante, você pode combinar diversas folhas verdes com flores de sabores complementares ou contrastantes.
Molho de Rosas: excelente acompanhamento de sal para diversas saladas, mas, principalmente, aves e peixes, acompanhados de vinho branco ou espumante.
Sorvete de Rosas: sobremesa de sabor e aroma de alto requinte e muito refrescante, que pode ser acompanhado de licores de laranja, amêndoas, cereja ou jabuticaba, e ainda Vinho do Porto licoroso ou espumante branco Floral, Moscatel ou Rosé.
Bom apetite a todos!

Clique nos nomes dos pratos cima para a receita de cada um ou clique AQUI.
Clique AQUI para outros pratos e receitas em nossa página de Receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!