Brioches – História e Receita
(fontes: portal R7.com, Estadão)
Existem várias hipóteses para a origem do Brioche. O pão ficou conhecido no século XVII e era denominado "Doce dos Apóstolos" por se assemelhar aos adornos usados pelos religiosos na cabeça. Uma de suas possíveis origens aponta que o Brioche derivou do uso do queijo Brie em sua receita inicial, segundo Alexandre Dumas.
A denominação do pão viria da junção de Brie com Oche, um tipo de figo que possui formato semelhante à forma original do Brioche. Os primeiros pães eram feitos com farinha, sal, água e o queijo Brie, que atribuía um tempero especial ao produto. Posteriormente, a receita passou por transformações: incorporou leite, ovos e manteiga, e excluiu o queijo; assim, o Brioche passou a ser um pão de massa fermentada e doce.
No entanto, uma história polêmica envolve os inofensivos brioches e a Revolução Francesa. Segundo uma versão da história que correu o mundo, a então rainha Maria Antonieta teria debochado dos mais pobres ao saber que faltava pão para a população da França. "Se o povo não tem pão, por que não comem brioches?", teria dito a rainha, casada com o rei Luis 16, história esta desacreditada posteriormente e atribuída a outros dois monarcas europeus.
Com o passar dos séculos, em cada região da França a massa ganhou formatos e recheios próprios. Além da receita clássica, surgiram variações com adição de passas, cremes, queijos e, com sua popularidade no mundo, inúmeras outras formas de uso da versátil massa surgem a cada dia para deliciar os mais exigentes paladares.
Devido aos acontecimentos da Revolução Francesa, a então rainha Maria Antonieta foi decapitada meses após o mesmo ter acontecido ao Rei Luis XVI, seu esposo.
Devido aos acontecimentos da Revolução Francesa, a então rainha Maria Antonieta foi decapitada meses após o mesmo ter acontecido ao Rei Luis XVI, seu esposo.
Mas os brioches continuam fazendo fãs por todo o planeta. Rico em gordura, é bem macio e tem a casca crocante. É um pão de massa leve, à base de farinha de trigo, açúcar, sal, fermento, ovos e muita manteiga, cujo formato vai de um cogumelo a uma empada, com o peso oscilando entre 10 e 500 gramas, conforme a região da França.
Confira como produzi-los a seguir.
Brioche – Receita
(by Gerci Trezenzolli, professor do curso de gastronomia da Universidade Estácio de Sá)
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
60 g de fermento biológico fresco
150 ml de leite
200 ml de água
20 g de sal
100 g de açúcar
200 g de gemas
150 g de manteiga
Preparo:
Misture a água, o fermento, o leite e o açúcar. Em seguida, acrescentar as gemas, a farinha e o sal.
Trabalhe a massa por dez minutos e adicione a manteiga.
Continue misturando a massa até que absorva toda a manteiga.
Coloque a massa em uma bacia, cubra com plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Forme pequenas bolinhas com a massa e distribua em forminhas de alumínio de modo que a massa preencha até a metade da forma.
Deixe fermentar em local fechado ou coberto com plástico.
Quando a massa chegar à borda da forma, é hora de assar.
Pincele o topo da massa com gemas.
Assar 170 °C por cerca de 15 minutos.
OBS.: Se você quiser deixar seus brioches mais charmosos, faça uma bolinha de massa e coloque-a no topo do pão antes de assar. Para a bolinha parar no lugar, use o dedo indicador para criar uma depressão" no ponto escolhido da massa e, só então, coloque-a.
Você poderá também se interessar por:
Clique AQUI pra outras receitas e pratos em nossa página de Receitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!