quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Especial Fim de Ano: Chegou o Natal!

O Significado do Natal
(by Fernando Nery)
O Natal, uma das datas comemorativas mais celebradas em todo o mundo e está repleto de costumes e tradições pagãos e cristãos, que vêem sendo acumulados, disseminados e incorporados a muitas culturas ao longo de séculos, muito antes de Jesus Cristo e seu formato como conhecemos hoje, segundo registros da história há mais de 2000 anos antes de Cristo.
Várias culturas pagãs da Europa e Ásia celebravam esta época, muito fria e de invernos rigorosos em muitas partes do Hemisfério Norte, a fim de lembrarem-se dos bons fatores naturais e pedir a seus deuses ou à própria Mãe-Natureza que o próximo ano fosse de paz, prosperidade, alegria, fartura, bondade, luz e bênçãos, sendo estes pedidos expressados por cada um dos vários elementos decorativos que conhecemos em nosso Natal atual.
Não há decoração de Natal completa se faltar algum dos elementos, religiosos ou comerciais, que foram incorporados a toda nossa cultura, já que cada um tem seu significado e expressa um pedido diferente às divindades de cada crença. A maioria das pessoas reserva ou separa um cantinho em suas casas para que, discreta ou explicitamente, possam praticar essa renovação anual, tão pedida, buscada e aguardada.
Os símbolos natalinos que conhecemos hoje são: as cores verde, vermelha e branca, a árvore de Natal enfeitada com bolas coloridas e luzes, guirlanda, presépio, velas coloridas, a estrela de Belém, boneco de neve, ceia de Natal, a Missa do Galo, o presépio, os Reis Magos, panetone, meias na lareira ou janela, sinos, Papai Noel e presentes de Natal. Muitos destes símbolos atualmente são cultuados por seus fatores comerciais e a maioria das cores ou elementos utilizados na decoração natalina têm origem em culturas nórdicas e outras pelo mundo.
Os cristãos católicos celebram o nascimento de Jesus Cristo, os protestantes a renovação do sentido religioso e a ligação com Deus, os pagãos celebram suas divindades naturais, ateus festejam suas famílias e amigos, e mesmo os povos que não acreditam nessas tradições e costumes, comemoram o encerramento do ano e no fim, todos estão em festa.
Um povo aprendeu os costumes de um outro, um país passou a celebrar novas comemorações de outros países para pedir que também tivessem vidas melhores, as culturas foram se misturando, nasceu Jesus, o Cristianismo desenvolveu-se, tornou-se a maior religião do mundo, significados foram adicionados ou modificados ao longo da história, e mais um ano, estamos aqui, falando sobre o real sentido de renovação e união do Natal e como expressá-los em nossos lares e hábitos.
Renovação e união devem acontecer diariamente, mas é de costume do ser humano esquecer que ele foi criado e que, para que não perca o sentido de viver a vida que lhe é dada, ele precisa ser lembrado e acreditar em algo maior que si, já que somos todos iguais. Eu acredito em Deus, mas como também acredito na liberdade de pensamento, desejo a todos que se liguem às suas crenças e possam realmente renovar todo o sentido de sua existência e agradecer a tudo que receberam e receberão em suas vidas.
Que venham as Festas, o encerramento de um ciclo e o início de outro. Já que não nos lembramos de agradecer o que temos e recebemos diariamente, que possamos aproveitar a época e praticar todas as boas máximas de cada cultura e religião em prol de uma vida melhor. E que não deixemos os fatores comerciais dos dias de hoje sobrepujarem os fatores divinos e dadivosos desta data.
Ótimo final de ano a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!