terça-feira, 22 de novembro de 2011

Receitas: Licor Caseiro de Jabuticaba

Licor Caseiro de Jabuticaba
(by Ambrosina de Rezende e Fernando Nery)
Ingredientes:
Processo de fermentação:
5 a 6 kg de jabuticabas maduras
500 ml de aguardente ou cachaça
2,5 kg de açúcar
Pote de vidro, inox ou plástico com tampa e boa vedação
Confecção do Licor:
1 panela grande
500 g a 1kg de açúcar
Pano-de-prato limpo e peneira fina (tamanho médio ou grande)
500 ml de aguardente ou cachaça (mesma marca ou tipo utilizada na fermentação) ou a gosto
Envasamento:
Garrafas de vidro ou garrafas PET de refrigerante, limpas, esterilizadas e secas
Preparo:
Processo de Fermentação:
Coloque as jabuticabas em uma bacia ou panela grande, sem lavar, e amasse todas as frutas para que se abram e liberem a polpa.
Em seguida, coloque-as em um pote grande, de boca larga de preferência (vidro, inox ou recipiente plástico), e acrescente o açúcar e a aguardente ou cachaça, tampe bem e deixe reservado em local apropriado por 7 a 8 dias, fora da luz do sol e calor excessivo. Não é preciso refrigerar e não abra o pote durante esse período.
Se necessário, coloque um saco plástico na boca do pote para ajudar a vedar mais, e se for transparente ou translúcido, envolva o pote em uma camada de jornal ou em um saco de lixo preto.
É importante a ausência de luz e calor no processo de fermentação para que não torne o processo agudo e o caldo formado muito ácido, o que estragará a produção da bebida.
A boa vedação do pote pelo período de fermentação evita que as reações que acontecerão durante a fermentação tenham contato com oxigênio, sendo, portanto, oxidadas e perecendo todo o conteúdo.
Confecção do Licor:
Abra o pote onde está a fermentação da polpa das jabuticabas após 7 ou 8 dias seguidos e retire toda a polpa fermentada, passando por peneira fina para separar todo o bagaço do caldo fermentado.
Em seguida, passe o caldo por um pano-de-prato limpo e completamente seco para retirar o remanescente de fibras que passaram pela peneira, iniciando o refinamento do caldo.
Coloque o caldo limpo em uma panela de boca larga e seca e leve ao fogo brando e aguarde fervura, mexendo de vez em quando. Este procedimento de cozimento deve ser lento para que toda a acidez da fermentação seja eliminada e o líquido depurado adequadamente, sem engrossar muito.
Acerte o teor de doce do licor, acrescentando açúcar e mexendo gentilmente para que seja incorporado, até atingir o ponto de doce que deseja.
Evite que se forme espuma na fervura, e caso aconteça, remova-a completamente com escumadeira seca.
Caso aconteça do líquido começar a engrossar, acrescente um pouco de água, mas se o fizer, deverá deixar ferver por mais tempo em fogo baixo para que a água seja devidamente incorporada ao líquido fermentado, ou poderá perder a produção.
Quando atingir o ponto de doce que deseja e uma textura de calda rala, desligue o fogo e acrescente o restante da aguardente ou cachaça a gosto e aos poucos, provando, até atingir a quantidade deseja, mexendo gentilmente.
Deixe esfriar totalmente coberto com tampa ou pano, e tenha cuidado ao destampar para que não derrube a água que se formará na tampa dentro do licor.
Envasamento e Armazenagem:
Para um maior refinamento do licor pronto, coe todo o líquido em filtro de papel ou seda, trocando o filtro de papel à medida que for saturando, engarrafando em seguida.
Caso não queira refinar ainda mais a bebida e retirar o restante de fibras e possíveis resíduos resultantes da fervura, engarrafe o licor assim que esfriar.

Para esterilizar as garrafas e eliminar umidade ou gotículas de água que possam conter, despeje um pouco de aguardente em cada garrafa, tampe-as e balance para espalhar a aguardente por toda a superfície interna de cada garrafa e escorra em seguida. Despeje o licor e tampe bem, com rolha ou tampa vedante.
Após resfriamento e refinamento do licor, a bebida está pronta para consumo, mas é aconselhável deixar descansar de 30 a 90 dias, em local seco e protegido de luz e calor, para que todos os ingredientes sejam devidamente incorporados e a bebida seja “envelhecida”, criando uma unidade de sabor. Quanto mais tempo descansar em local adequado, melhor será o sabor.
Aprecie com moderação, como aperitivo ou sobremesa.

Clique AQUI para outras receitas e pratos de nossa página de Receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!