segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Saúde e Nutrição: Iogurte Natural na alimentação diária.

Olá pessoal, bom dia.
Para o café da manhã hoje, vamos falar do iogurte natural.
Obtido através de adição de lactobacilos vivos ao leite puro e processo de fermentação, é fonte de muitos nutrientes, é rico em fibras e vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos.
Em sua composição encontramos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio, biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina, inositol, ele não contém glúten, todos, itens importantíssimos na constituição das funções de nosso organismo.
Os lactobacilos são bactérias benéficas que se desenvolvem na temperatura ideal de nosso intestino, fazendo parte, portanto, da composição de nossa flora intestinal, ajudando na absorção de nutrientes, processos digestivos, mantendo a função intestinal regular e ainda contribuem com a imunidade do organismo.
Abaixo, uma receita de uma das formas de se reproduzir o iogurte caseiro e outras sugestões de coloração e aromatização.
Receita de Coalhada de Iogurte Natural
Ingredientes:
1 copo de Iogurte Natural (light ou normal)
1 litro de leite morno (não muito quente)
Preparo:
Coloque meio copo de Iogurte Natural em um litro de leite morno (não muito quente) e misture bem, até que o iogurte esteja bem misturado e incorporado ao leite.
Despeje em potes menores, tampe-os e cubra com um pano.
O tempo de coalho pode levar de 08 a mais de 12 horas. Se o clima estiver mais frio, coloque os potes em uma fôrma e os mantenha em um local fechado, como um armário ou o forno desligado para que não demore a coalhar.
Terminado o processo, leve à geladeira e mantenha-os refrigerados para consumo.
OBS.: Você pode ferver o leite e deixar que ele esfrie um pouco. Deve estar entre morno e quente. Se estiver muito quente, produzirá muito soro, tendo menor aproveitamento, se estiver mais frio, pode demorar muito a coalhar ou até perder a receita. O motivo de cobrir com um pano é para manter a temperatura e abafar para que a reação de coalho aconteça mais rápido. Para fazer mais desta receita, você pode separar um dos potes que fez como isca para a próxima receita.
Para ter um gosto mais presente do iogurte natural, misture todo o conteúdo de um copo de iogurte natural no litro de leite. O processo acontecerá mais rápido e a isca que separar será mais forte também.
Para quem não aprecia o iogurte natural puro, ele pode ser batido com qualquer fruta ou pode ser aromatizado com gelatina de sabores ou colorido com gelatina sem sabor. Para isto, após o processo de coalho e refrigeração, bata todo o conteúdo da receita pronta com o pó da gelatina de sabor de sua preferência no liquidificador e repita o processo de coalho novamente, levando e mantendo-os refrigerados após o procedimento para consumo. Se for apenas para coloração, hidrate a gelatina sem sabor antes de bater no liquidificador.
O iogurte natural combina com vários pratos de vários países e cai bem com qualquer fruta fresca, batidos ou com granola, e pode ser adoçado com mel para quem gosta.
Boas criações e bom apetite a todos!


Clique AQUI para outras dicas em Saúde e Nutrição.
Clique AQUI para outras receitas e pratos em nossa página de receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer, deixe seu comentário. Obrigado pela visita!